Em Crash Twinsanity, o Mal Gêmeo é a versão maligna de Crash Bandicoot e um dos principais antagonistas do jogo. Criado por Dr. Cortex, ele foi desenhado para destruir Crash e tomar o controle da Ilha Wumpa.

O Mal Gêmeo, junto com seus comparsas Nefarious Tropy, N. Gin e Dr. Cortex, fizeram planos para tomar o controle da Ilha Wumpa. Eles fizeram isso criando um dispositivo chamado de Arma do Mal, que poderia destruir a Ilha Wumpa inteira.

O objetivo do Mal Gêmeo e seus comparsas era desencadear uma guerra de destruição total contra todos os vivos da ilha, a fim de assumir o controle. No entanto, seus planos foram frustrados por Crash Bandicoot, que se juntou a Cortex para detê-los.

Durante uma batalha com Crash, o Mal Gêmeo cai em uma fenda dimensional e acaba sendo resgatado por Nefarious Tropy. Combinando suas habilidades, eles criam um clone do mal de Crash.

O clone do mal de Crash se originou do DNA de Crash e o Mal Gêmeo. Ele ficou conhecido como Crash do Mal e foi criado para destruir o verdadeiro Crash Bandicoot. No entanto, a equipe de criação do jogo originalmente planejou que o clone do mal de Crash seria uma forma de jogabilidade cooperativa.

Em última análise, Crash e Cortex viajam por diversas áreas e ambientes de Ilha Wumpa, enquanto enfrentam não apenas o Mal Gêmeo e seus planos maléficos, mas também os efeitos da instabilidade da fenda dimensional que o Mal Gêmeo e Nefarious Tropy haviam criado.

Em resumo, o Mal Gêmeo mostrou-se um vilão à altura de Crash Twinsanity e uma ameaça real para a Ilha Wumpa. Juntamente com seus comparsas Nefarious Tropy, N. Gin e Dr. Cortex, ele queria destruir a ilha. A melhoria genética e dimensional envolveu o jogador ainda mais com a história do jogo.